Esse projeto é uma iniciativa pessoal despretensiosa. Não é um esquema de pirâmide, e nem um novo podcast—mas é, sim, mais uma newsletter. A princípio, é uma tentativa moderninha de compartilhar experiências, reflexões e demais palestrices não solicitadas que terão por ventura sido paridas aqui em Londres, onde estou morando, e que possam ter alguma conexão com o Brasil, esse país que vem sempre na minha mala em forma de sobrenome.
O editorial dos (curtos) textos deve contemplar as searas da cultura, dos cafés, da economia, da política e das mudanças climáticas, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã. A periodicidade, provavelmente mensal, também pode variar, e deve ser definida arbitrariamente pelo meu estado de espírito, embora eu prometa não encher a caixa de e-mail de ninguém com spam.
Eu me mudei para a Inglaterra em novembro de 2022. Nas minhas primeiras semanas aqui, fiquei hospedado em Greenwich, o bairro em Londres onde se situa o famoso meridiano de mesmo nome, que serve como marco zero dos fuso-horários globais (GMT). Do Meridiano de Greenwich até Brasília, são três, quatro ou cinco horas de diferença dependendo da época do ano (e de o presidente de ocasião ter ou não cancelado o horário de verão no Brasil). O título da newsletter é uma homenagem a isso, mas também ao fato de Londres estar, sob muitos sentidos, no centro da civilização ocidental—o que quer que isso signifique. É também um lembrete de que, num mundo com tantas redes, a diferença de fuso horário pode ser sempre zero para aqueles que estão conectados pelas mesmas ideias.
Na minha cabeça, todo texto tem a pretensão de ser uma conversa, ao menos em algum nível. Aqui, em particular, cada comentário de vocês será bem-vindo—mesmo. Conto muito com isso, na verdade. Obrigado por acompanharem.
Essa foto é do Greenwich Park, onde fica o Royal Observatory Museum, em homenagem ao Meridiano de Greenwich. Foi tirada por mim em novembro de 2022, às vésperas do inverno.
Mais uma iniciativa brilhante! Parabéns, Gabriel. Vamos acompanhar com muito orgulho e carinho 🦋🌻
Ansiosa para acompanhar o blogueiro mais inteligente que sigo :)
Sempre um prazer ler o que você escreve!